Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Entrar em transição capilar? Como vou cuidar do meu cabelo?

Cabelos CacheadosConhecimentoTransição capilar

Entrar em transição capilar significa ter que lidar com um tipo de cabelo que você nunca lidou antes: aquele com duas texturas. Para muita gente isso pode parecer um pesadelo mas, na verdade, é só tomar alguns cuidados específicos para garantir que o seu cabelo natural que está nascendo vai poder crescer saudável. Dessa forma, quando você resolver fazer o BC o seu cabelo natural vai te dar muito menos trabalho.

Entrar em transição capilar? Como vou cuidar do meu cabelo?

1) Mantenha o seu cabelo hidratado

Fazer hidratações regulares durante a transição é simplesmente uma necessidade! O seu cabelo natural que está começando a nascer vai ter uma tendência a crescer mais ressecado devido aos danos que anos de uso de química podem causar aos nossos folículos capilares. Além disso, cabelos cacheados e crespos já possuem naturalmente uma tendência maior a serem ressecados devido à estrutura física do fio. Os cachos funcionam como uma barreira que impede a oleosidade produzida no couro cabeludo de chegar no comprimento do cabelo. Por causa disso, você vai sentir que o seu cabelo natural vai demandar mais hidratações do que um cabelo liso.

2) Cuidado ao desembaraçar – trate seu cabelo com carinho

Desembaraçar o cabelo é sem dúvidas uma grande dificuldade para quem está em processo de transição capilar. A parte alisada do cabelo tende a embolar com a parte natural e se você não tomar bastante cuidado na hora de tirar os nós pode acabar causando algo que eu tenho certeza que você não quer causar: quebra! Desembarace o seu cabelo apenas quando ele estiver bem molhado e preferencialmente use apenas os seus dedos. Com um pente você não consegue sentir os nós e pode acabar penteando com muita força e quebrando o seu cabelo. Use as pontas dos seus dedos para sentir cada nó e os desfaça um por um com cuidado. Também não esqueça de passar bastante creme no cabelo na hora de desembaraçar, isso ajuda a deixar o cabelo mais emoliente e a retirar os nós com mais facilidade.

3) Evite o uso de chapinha e secador

A chapinha e o secador acabam sendo a forma escolhida por muitas pessoas para conseguir disfarçar as duas texturas do cabelo. Mas, além de poder danificar seriamente o cabelo, o uso excessivo de calor também pode ter um efeito parecido com o de um relaxamento. Isso significa que se você usar muita chapinha e secador durante a transição quando você fizer o BC a textura do seu cabelo pode estar alterada, e você pode ter dificuldade para definir os seus cachos por isso. Se mesmo sabendo disso você ainda quiser fazer chapinha de vez em quando não se esqueça de utilizar um produto de qualidade que não superaqueça o seu cabelo e que te deixe controlar a temperatura. Além disso, utilize um bom protetor térmico e máscaras de tratamento antes e depois.

4) Utilize umectações com óleos para deixar o cabelo mais maleável

Outra dica que pode deixar os seus cabelos muito mais saudáveis durante a transição capilar são as umectações. Umectações se tratam de encharcar o cabelo com algum óleo 100% vegetal antes da lavagem. Você pode deixar o óleo agir no seu cabelo durante a noite enquanto você dorme e lavar o cabelo no dia seguinte. Ou você pode deixar ele agir por aproximadamente uma hora e prosseguir com a lavagem. Umectações são ótimas para deixar os cachos mais macios e brilhosos.

5) Faça massagem capilar com óleos

O que todo mundo quer durante a transição capilar é que o cabelo cresça rápido. Quanto mais rápido o seu cabelo crescer mais rápido você pode fazer o Big Chop e terminar a sua transição capilar. Uma forma de ajudar no crescimento do seu cabelo natural e deixar os seus folículos capilares mais saudáveis é a massagem capilar com óleos vegetais. Você pode usar óleo de coco, azeite de oliva, óleo de abacate e etc. Massageie o seu couro cabelo com as pontas dos seus dedos depois de mergulhá-las no óleo, você pode fazer leves movimentos circulares. Se quiser, você pode aproveitar o óleo que já estiver no cabelo para a umectação capilar para fazer a massagem.

Mari Morena

Blog Mari Morena

Posts Recentes:

Posts mais acessados