Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Cuidados com o cabelo: 10 cuidados e tratamentos essenciais para os fios

Cabelos CacheadosCabelos OnduladosCabelos Ressecados

Cuidar do cabelo não é algo tão simples, mas também não é tão difícil quanto parece. Eu não tenho muita experiência com o mundo da beleza, dos cabelos, dos cachos… mas sempre gostei de sair por aí me achando linda (quem nunca?) e sempre concordei com a máxima: “os cabelos são a moldura do nosso rosto”. Opa, não, acho que são as sobrancelhas! Mas eu ainda acredito que os fios fazem parte dessa moldura, rs.
Seja com cabelo grande, curto, médio, cheio, pouco, colorido, raspado ou nenhum… o que você faz ali é para ornar com a obra de arte que é seu rosto (e sim, você é linda ou lindo!). Se você tem bastante cabelo e quer cuidar dele, saiba quais são os dez cuidados com o cabelo fundamentais.

Principais cuidados com o cabelo

1) Lavagem

Acho que todo mundo concorda, lavar o cabelo é fundamental! Você pode não reparar, mas existem shampoos e técnicas certas para cada tipo de fio. Sim, eu também achava que bastava ler para qual tipo de cabelo era o produto e pronto, mas depois descobri que cada madeixa tem um tipo específico de lavagem. Por exemplo: seu cabelo já enfrentou alguma química? Ele é tingido? Você percebe que ele está danificado ou fraco de alguma forma?
Todas essas questões são interligadas com os outros passos. Você pode encontrar shampoos que nutrem e hidratam como vou mostrar mais a frente.

2) Manutenção

Se você tem cabelo cacheado ou crespo, seus fios são naturalmente mais secos. O que falta em hidratação rende em beleza, fala sério, né?! Tem coisa mais linda que um cabelão todo cacheadão ou crespão? Mas isso tudo significa que a gente tem que tomar mais cuidado com a hidratação! Precisamos hidratá-los sempre! Seja com cremes específicos ou com uma bela hidratação com óleo de coco. O cronograma capilar é um excelente amigo nessas horas também. Além de hidratar, ele nutre e reconstrói como ninguém. Não deixe de aderir!

3) Nutrição

Seu cabelo está fraco? Você percebe que ele está meio sem vida e com pouco brilho? Então, é hora de adotar a nutrição! Nosso cabelo é vivo, assim como nosso corpo – isso significa que ele também precisa de proteína! Se você tem cabelos crespos ou cacheados, a Maionese Capilar de #todecacho é uma boa recomendação.

4) Reparação

Nossos fios sofrem um monte de agressões no dia a dia, e uma pesquisa rápida no Google nos mostra que o tempo de “vida” de um cabelo pode significar de três a seis anos! Então imagine ser um mísero fiozinho, aguentando todas as nossas interações, por anos?! Sem uma reparação é impossível. Por isso, você precisa mexer em sua estrutura, ou seja, na própria fibra capilar. “Mas nossa, Jessica, isso deve ser bem difícil!”. Com a exceção que não! Existem máscaras (como a Máscara Bomba Liberada – que usei durante este mês inteiro!) para uso diário e que ajudam na reparação dos fios.

5) Corte

Por mais que você esteja no projeto cabelão, é importantíssimo aparar as pontinhas regularmente, mais ou menos a cada 3 meses. Isso ajuda a evitar aquelas pontas duplas que nós não gostamos e elimina os fiozinhos secos.

6) Pentear

Os pentes de madeira e com dentes largos são sempre as melhores opções. Nós que somos cacheadas ou crespas devemos, inclusive, desembaraçá-los durante o banho com uma máscara ou creme para pentear. Ajuda a evitar o frizz e a quebra.

7) Texturização

A texturização capilar também deve ser nossa melhor amiga. Isso porque ela ajuda a deixar as molinhas mais definidas. A fitagem, dedoliss, twist, bigudinhos, coquinhos, entre outras, são ótimas opções. Invista!

8) Proteção

Pensou em usar o secador com difusor? Então saiba que é fundamental aplicar um defrizante termoativado para proteger os fios do calor deste aparelho. Vai expor os cabelos ao sol? Utilize finalizadores com proteção UV em sua composição para evitar o desbotamento e ressecamento das madeixas.

9) Acessórios

Para quem está passando pela transição capilar e não sabe o que fazer com as duas texturas presentes na cabeça, uma boa alternativa é usar tiaras, arcos e turbantes. Eles ajudam a “disfarçar” isso, embora eu não goste da palavra disfarçar, tá?! Além de deixar o visual cheio de personalidade e empoderamento.

10) Touca e fronha

Na hora de dormir, prefira touca e fronha de cetim, ok?! Elas ajudam a evitar o frizz que nós temos.

Cuidados com o cabelo: 10 cuidados e tratamentos essenciais para os fios
Enfim, com esses dez essenciais cuidados com o cabelo, não tem erro! Aposte! ☺

Jessica Tauane

Canal Gorda de Boa

Posts Recentes:

Posts mais acessados