Cortar cabelo: 10 dicas para cortes de cabelo em homens e mulheres
Cortar cabelo significa mudar, renovar o visual e até assumir sua verdadeira beleza, como acontece com quem está em processo de transição capilar. Mas é preciso se atentar a alguns detalhes na hora de cortar os fios para garantir um resultado bonito e funcional para você.
Quer saber quais são eles? Então confira nossas 10 dicas para acertar em cheio na hora de cortar o cabelo!
Cortar cabelo: repare no formato do rosto
O formato do rosto é um dos fatores decisivos para cortar cabelo e vale a pena estudar um pouquinho sobre o seu tipo de rosto e quais são os modelos de corte que ficam mais harmoniosos com ele.
O formato redondo, por exemplo, se dá muito bem com cortes de laterais mais retas e franjas laterais. Os rostos quadrados ficam mais equilibrados com linhas suaves, desestruturadas e assimétricas. Já o formato de rosto triangular é perfeito para abusar das franjas e do volume na parte de cima do cabelo. E, por fim, os rostos ovais combinam bem com praticamente qualquer tipo de corte, principalmente, os cortes em camadas e perfilados a partir do queixo.
Cortar cabelo: não esqueça do volume
A forma de cortar cabelo também influencia diretamente no volume e você deve pensar nisso quando for escolher o seu corte ideal.
Os cortes mais retos, por exemplo, normalmente deixam os fios mais pesados e alinhados, o que ajuda a diminuir o volume. Já os repicados e em camadas, tendem a potencializar o volume natural dos cabelos.
Cortar cabelo: não se deixe levar só pela moda
O long bob é um corte lindo, mas não é só porque todo mundo está fazendo que você deve fazer também! Afinal, como diria o ícone Coco Chanel, “a moda passa, mas o estilo é o que permanece”.
É claro que vale a pena conhecer e se inspirar nas tendências, mas lembre-se de nunca aderir a algo só porque é moda.
Cortar cabelo: conheça as técnicas
Conhecer um pouquinho sobre as técnicas de corte também pode ajudar bastante na hora de cortar o cabelo e facilitar a busca pelo visual perfeito para você.
Por exemplo, sabia que o corte em degradê, aquele em que o volume é gradualmente reduzido de cima para baixo, é uma opção popular para quem está em transição capilar? E que os cabelos desfiados na navalha podem ajudar na redução do volume?
Conhecendo melhor algumas técnicas como essas fica mais fácil escolher modelos de corte que vão ficar bonitos e atender suas expectativas.
Cortar cabelo: o seu estilo conta!
Na hora de cortar cabelo o seu estilo conta, e muito! Seja você mais rebelde, delicada, ousada ou elegante, quando o corte de cabelo combina com o seu estilo e sua personalidade o resultado final é muito melhor.
Se precisar de ajuda para unir o seu estilo pessoal com os modelos de cortes, um bom bate papo com o seu cabeleireiro preferido pode ajudar bastante!
Cortar cabelo: considere o fator encolhimento
As donas de cabelos cacheados e crespos devem considerar, também, o fator encolhimento quando forem cortar o cabelo. Por causa do formato anelado, os cabelos tendem a ficar mais compridos quando estão molhados e a encolher um pouco depois de secos.
Como muitos profissionais cortam os cabelos ainda úmidos, é preciso deixá-lo um pouquinho maior do que o desejado. Assim, quando seco, ele estará com o comprimento que você queria.
Cortar cabelo: inspire-se!
Buscar inspirações pode ajudar bastante a ter uma ideia de como o corte de cabelo que você está namorando vai ficar na prática. Você pode procurar por inspirações na internet, em revistas e até pedir para o seu cabeleireiro mostrar algumas fotos de cortes que ele já fez.
Cortar cabelo: escolha bem o profissional
A escolha de um bom profissional para cortar cabelo é fundamental para que o resultado fique tão bom quanto você espera e, por isso, é muito importante optar pelo melhor cabeleireiro possível para fazer o seu corte.
O profissional certo ainda vai te orientar se o corte escolhido vai realmente te favorecer e te dar todas as dicas para mantê-lo sempre bonito.
Cortar cabelo: avalie os danos
Algumas vezes você precisa optar entre o comprimento que gostaria e aquele que vai ser melhor para a saúde de seus fios.
Se as suas pontas estão muito ressecadas e danificadas, o ideal mesmo é cortá-las, mesmo que isso signifique ter um comprimento menor que que você gostaria. Sem as pontas danificadas, os seus fios vão crescer mais fortes e saudáveis e logo você vai ter o comprimento que sempre quis!
Cortar cabelo: lembre-se da sua rotina
Existem cabelos mais ou menos práticos e na hora de cortar cabelo é importante lembrar do seu dia a dia e do tempo que você dispõe para finalizar as madeixas. Por exemplo, se você tem pouco tempo para se arrumar, os fios mais curtos e repicados podem facilitar muito a sua vida. Se quiser um cabelão, é possível que precise de mais tempo para cuidar dele, então é importante estar ciente disso.