Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Cabelo tipo 4: dicas e cuidados específicos para fios crespos mais saudáveis

Cabelos CresposCabelos CurtosCabelos Longos

Com características muito peculiares, o cabelo tipo 4 é considerado crespo, crespíssimo ou afro. Dentro dessa classificação, ainda podemos subdividir os fios em cabelo tipo 4A, 4B e 4C. Confira neste post as principais características e dicas de cuidados para manter esse tipo de fio sempre bonito e supersaudável:

Cabelo crespo tipo 4: principais características

De forma geral, o cabelo tipo 4 aparenta ser mais forte que os demais. No entanto, sua estrutura é muito mais sensível, frágil, mais suscetível à quebra. Ressecamento, opacidade e cachos bem apertadinhos, quase imperceptíveis e sem definição (como é o caso do cabelo tipo 4C) também caracterizam esse tipo de fio.

  • Cabelo tipo 4A: Possui cachos de circunferência bem fechada, em que se destaca o fator encolhimento.  
  • Cabelo tipo 4B: Possui cachos ainda mais apertados e o fator encolhimento chega a retrair até 80% do volume.
  • Cabelo tipo 4C: Esse fio pode ou não apresentar definição, pois a estrutura dominante é em formato de “Z”. Esse é um fio bastante fino e possui comprimento reduzido em até 80% por causa do fator encolhimento.

Vale destacar que alguns cabelos do tipo 4 são macios e finos, enquanto outros são mais grossos e ásperos. Mas uma coisa é certa: com os cuidados corretos, o cabelo tipo 4 pode, sim, ser forte e saudável.

Cabelo tipo 4: como cuidar?

Mas quais são os cuidados corretos? A forma certa de cuidar do cabelo tipo 4 é uma dúvida comum. A primeira coisa que se deve ter em mente, especialmente por quem passa pela fase de transição capilar, é que não existem cachos perfeitos, e a aceitação da forma do cabelo é essencial para uma vida mais feliz.

O cabelo tipo 4 apresenta maiores índices de ressecamento, pois a curvatura fechadinha impede que a oleosidade natural da raiz chegue às pontas dos fios. Por isso, o melhor tratamento para cuidados dos cabelos é o cronograma capilar, que engloba hidratações, nutrições/umectações e reconstruções, garantindo a reposição de água, de oleosidade e de massa capilar aos cabelos.

Cabelo crespo tipo 4: quais os melhores produtos?

Sem dúvidas, os melhores produtos para os cabelos crespos do tipo 4 são aqueles que respeitam a curvatura dos fios (4ABC) e incentivam que eles fiquem em seu melhor estilo, promovendo volume e brilho aos cabelos.

Temos opções perfeitas para cabelos crespos, crespíssimos e afros, produtos que vão desde shampoos para cabelo tipo 4 até finalizadores como ativador de cachos e gelatina, que garantirão um resultado espetacular para o seu dia a dia.

São exemplos de produtos exclusivos para cabelo tipo 4: a Máscara de Hidratação Desmaia Crespíssimo {Apenas Preciso!}, o Creme para Pentear {Que tal?} Crespíssimo Poderoso, o Definidor de Cachos Bora Definir? {Black é Power!} e muuuuitas outras opções para você escolher.

O cabelo tipo 4 é lindo, único e poderoso! Por isso, ame seus fios, com ou sem definição, e arrase no seu melhor estilo: você mesma!  

 

#todecacho

Posts Recentes:

Posts mais acessados