Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Cuidas dos cabelos infantis é também cuidar da autoestima delas

Cuidas dos cabelos infantis é também cuidar da autoestima delas

A autoestima é um aprendizado, tanto quanto a linguagem ou a escrita e, assim como os demais, esses saberes começam a ser desenvolvidos na infância.

Por isso, sentimentos e comportamentos relacionados à autoestima como o amor próprio e o autocuidado devem ser ensinados e aprendidos desde cedo. É na infância que construímos nossas principais referências do que é belo, saudável e aceitável.

Leia também: Dia ruim? 5 conselhos para melhorar a autoestima

Os cabelos – e o quanto eles estruturam noções de beleza e personalidade das pessoas – são um determinante social muito forte. É também a partir deles que nos comunicamos e revelamos nossa ancestralidade, de onde viemos.

Por isso tudo, os cuidados com os cabelos das crianças é uma grande ferramenta para o desenvolvimento da construção da autoestima infantil e merecem grande atenção. É nessa fase que começam as percepções sobre cabelo, seja dos adultos com as crianças, seja das crianças entre elas mesmas.

Considerando que vivemos em um país em que o racismo nos estrutura socialmente, ou seja, determina e define uma série de comportamentos individuais, coletivos e também institucionais, crianças negras merecem atenção e cuidados extras. É a partir do cabelo que ensinamos a elas sobre sua história, a origem da sua família e quem ela é no mundo.

Eu, mulher negra, filha de mãe ativista e mãe de uma bela menina crespíssima, acredito que cuidar dos cabelos infantis é um dos principais atos de proteção e educação a uma criança.

Leia também: Mulher negra: luta constante pelo bem viver

Cuidar dos cabelos da minha filha é um dos momentos mais especiais do nosso convívio, se não o mais especial. É o momento dos ensinamentos e dos aprendizados, momento de muita troca e de amor.

Ter produtos específicos para o cabelo dela, desenvolvidos para este momento, como a linha SOS Kids, por exemplo, é fundamental! E já começa na embalagem: super bonitinha, em que as crianças crespas e cacheadas se veem nela, além de trazer produtos com benefícios específicos para estas texturas de fio, auxiliando o desembaraço, hidratando e garantindo o brilho do cabelo das pequenas e pequenos. É excelente para o dia a dia!

É por tudo isso que eu, como embaixadora da Salon Line, sinto orgulho mesmo de representar uma marca que eu uso, que minha filha usa. Fico realmente feliz de saber que existe uma marca que cuida dos nossos cabelos e, com isso, colabora também com a construção da nossa autoestima.

Leia também: Representatividade da mulher negra no mercado de beleza

Posts Recentes:

Posts mais acessados