Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

O seu cabelo como ele é de verdade! (5 dicas)

ConhecimentoCuidadosDicasTransição capilar

Eu já contei para vocês aqui no blog #TôdeCacho que o meu processo de transição não foi químico, mas de aceitação! Entretanto, para quem precisa ou já passou pela transição química sabe que essa é uma fase difícil e que pede muita paciência e carinho. Todo cabelo dá trabalho, mas ter o cabelo que Deus te deu com certeza te dará bem menos!

Listei cinco dicas para você que quer assumir o seu cabelo como ele é!

1-Ame o volume, o seu volume!
Cabelo cacheado/crespo tem volume, nós não precisamos domar ou controlar nosso cabelo porque ele não é nenhum bicho.
Se o nosso cabelo nasceu assim, ele não precisa ter sua estrutura alterada para nos tornarmos bonitas. Não saia de uma ditadura (a do liso) e caia em outra, não existe cacho perfeito. O meu cabelo não é igual ao seu, que não é igual ao da Maria que, por sua vez, não é igual ao da Francisca. Encontrou uma referência? Espelhe-se. Se a pessoa tem o tipo de cacho parecido com o seu use-a como referência. O seu cabelo não é e talvez, mesmo com os cuidados, não fique igual ao dela. Sem piração, ok?

2- Cabelo Cacheado Não é Moda
Me sinto extremamente chateada quando vejo uma cacheada/crespa dizendo que assumir os cachos virou moda, ou que está assumindo apenas porque as amigas estão fazendo.
Se você tomou a decisão de assumir o seu cabelo como ele realmente é, você deve assumir seus cachos para se livrar das químicas, do padrão que te foi imposto há anos, para se autoconhecer, se aceitar, não porque está na moda, compreende? É um movimento de autoaceitação, não é moda!
Esse é o melhor momento da indústria cosmética dos últimos anos. A variedade e oferta de produtos especializados no mercado irá te ajudar muito nesta linda missão de ter cabelos lindos!

3-Hidratação é mais do que necessária, é essencial!
Quando pensar em cachos bonitos lembre-se de uma palavra: hidratação. Os cabelos cacheados são naturalmente mais ressecados, por isso é imprescindível investir em um bom tratamento para o nosso tipo de cabelo. Eu tenho coloração e hidrato meu cabelo ao menos duas vezes na semana. Uma hidratação com pausa mais rápida em uma das lavagens e uma mais longa onde deixo agir o produto nas madeixas, uso uma touca metálica e deixo agir por cerca de 30 minutos.

4- Touca/Fronha de Cetim na hora de dormir
Dormir com um travesseiro envolvido por uma fronha de cetim, ou com uma touca do mesmo material pode te ajudar na redução do frizz e a manter os cachos arrumadinhos por mais tempo. Ao contrário da fronha de algodão, a fronha de cetim não absorve os óleos naturais do cabelo. Ela ainda ajuda a prevenir o frizz do dia seguinte, pois esse tecido tem menos atrito com os fios do que o das fronhas comuns.

5- Quais produtos usar?

Use produtos próprios para cabelos cacheados. Dê preferência aos produtos que hidratam os fios. Se estiver afim, leia sobre o Low e No Poo e siga a técnica. Aqui no blog tem um post bem legal da Fernanda explicando tudo que você precisa saber sobre as técnicas, recomendo também que você conheça mais sobre Cronograma Capilar.

 

Por Jackie Siqueira

 

O seu cabelo como ele é de verdade! (5 dicas)

Jackie Siqueira

Jackie Siqueira