Condicionador

Amado por alguns e odiado por outros, o condicionador divide opiniões na hora de lavar os cabelos. Mas, afinal de contas, o condicionador é realmente um produto essencial para a saúde dos fios? E se eu não usar o condicionador, o que pode acontecer? Como escolher o condicionador ideal para o meu tipo de cabelo? São respostas a essas e outras muitas perguntas que responderemos nesta seção.

Kit shampoo e condicionador: sim ou não?

Desde que o mundo é mundo, a gente está acostumado com a dupla shampoo e condicionador, não é? Mas qual é a real função de cada um desses produtos? Vamos lá: o shampoo tem a responsabilidade de garantir a limpeza do couro cabeludo, eliminando todas as impurezas que ficam impregnadas nele.

Para limpar, o shampoo possui ativos capazes de abrir as escamas da cutícula do fio. Essa ação retira a oleosidade e deixa os cabelos desprotegidos. Nessa hora, entra o condicionador que equilibra a ação do shampoo, hidrata os cabelos, repõe nutrientes e sela as cutículas do fio.

Condicionador hidratante: Co-Wash

A função do condicionador é tão importante que muitas pessoas abrem mão do shampoo para aplicar somente o condicionador na lavagem dos fios. Essa técnica nós chamamos de co-wash. Para quem não tem muito tempo, inclusive, essa forma de limpeza é ótima porque age diretamente na necessidade do cabelo: fios ressecados, sem brilho e porosos são revitalizados e hidratados.

O co-wash é ideal para todos os tipos de cabelo, mas cabelos cacheados, crespos e crespíssimos são os mais beneficiados com essa técnica, já que normalmente sofrem mais com o ressecamento.

Condicionador: como escolher?

Foi-se o tempo em que o condicionador era aquele indicado para todos os tipos de cabelo. Hoje, é possível escolher os produtos ideais para aplicar de acordo com o seu tipo de fio. O segredo, na verdade, está em conhecer as características do cabelo e, então, escolher o condicionador ideal.

Cabelos cacheados, crespos e crespíssimos precisam de condicionadores hidratantes, já que os fios apresentam ressecamento. Cabelos coloridos ou descoloridos, por exemplo, seguem a mesma linha, afinal, a tintura também causa ressecamento dos fios.

Vale destacar, por fim, que os condicionadores ideais para co-wash são aqueles livres de sulfato, petrolato, parafina, silicone e óleo mineral. Produtos livres dessas substâncias agridem menos os fios e ao mesmo tempo garantem limpeza e hidratação aos seus cabelos.

E aí? De qual time você é? Gosta de usar shampoo e condicionador, não gosta de jeito nenhum de condicionador ou usa unicamente o condicionador na lavagem dos cabelos? Se você se interessa por esse assunto, esta seção de condicionador é pra você! Fique à vontade!