Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Cronograma Capilar para Transição

CuidadosDicasPara fazer em casaTransição capilar 14/12/2016

eva lima _ cronograma capilar para transição

 

Oi Gente!

Hoje nós vamos falar sobre cronograma capilar para transição.
Diferente do que alguns podem pensar, a época da transição capilar é uma fase muito importante. Mesmo estando ainda com duas texturas é preciso cuidar bem do cabelo para que, no momento que se retira a parte ainda com química, esse cabelo já esteja forte e saudável. Isso facilita muito mais os cuidados futuros pós Big Chop (corte das pontas alisadas).

O cronograma se divide basicamente em três etapas, conforme explico abaixo.

Hidratação:
É uma base para todas as outras etapas. Extremamente necessária para todos os tipos de cabelo, principalmente os cacheados e crespos que são naturalmente secos.
A hidratação devolve umidade ao fio, fazendo com que o cabelo fique mais macio, menos seco e ganhe vida.
Geralmente, as máscaras que se encaixam como hidratantes tem na composição extratos de frutas, plantas, pantenol, aloe vera, mel, chocolate etc…

Nutrição:
Visa nutrir e repor a oleosidade do fio, que é perdida com a ação de shampoos com sulfato.
No caso do cabelo crespo é uma etapa essencial porque o cabelo crespo é naturalmente desprovido de oleosidade natural, principalmente nas pontas, onde geralmente essa oleosidade não chega.
A nutrição pode ser feita com máscaras, óleos vegetais ou com manteigas.
A nutrição vai auxiliar no controle do frizz, devolver a oleosidade e brilho ao fio, além de auxiliar a aumentar a definição do cacho.
Produtos nutritivos são aqueles à base de óleos e manteigas como, por exemplo, o óleo de macadâmia, óleo de coco, azeite de oliva, manteiga de karité, manteiga de abacate, manteiga de murumuru, entre outros.

Reconstrução:
A reconstrução é uma etapa muito importante, principalmente para quem está em transição capilar, momento em que o cabelo ainda se encontra fragilizado pelas químicas que foram utilizadas.
A reconstrução vai repor a queratina perdida por ação do sol, vento, poluição, cloro, procedimentos químicos, etc…
90 % do nosso cabelo é composto por queratina, ela é responsável por formar a massa capilar e sua reposição é necessária, porém deve ser realizada com cautela, pois o excesso de queratina pode causar efeito contrário e indesejado.
A reconstrução vai deixar o cabelo mais resistente, controlar o frizz e aumentar a definição do cacho devido a sua potente ação seladora.
Máscaras reconstrutoras são aquelas à base de queratina, colágeno, aminoácidos e proteínas em geral.
No geral, o cronograma capilar pode ser feito até o seu cabelo se recuperar dos danos ou como aqui nesse caso até o momento do Big Chop, mas eu recomendo que mesmo não seguindo o cronograma tão certinho vocês pensem sempre em intercalar os tratamentos capilares de acordo com o que seu cabelo necessita. Essas são etapas realmente importantes e que vão fazer toda a diferença no resultado final do cabelo.

Então é isso, espero muito que tenham gostado desse post e que possa contribuir de alguma forma. Um beijo e até o próximo post!

Eva Lima

Eva Lima

Canal Eva Lima