Tipos de cabelo: Saiba quais produtos usar para o seu tipo!

Tipos de Cabelo

Selecione seu tipo de cabelo:

Ondulados e Cacheados Crespos Crespíssimos Transição Capilar
Carregar mais publicações

Os cabelos podem ser classificados em tipos conforme as características de cada curvatura. A partir dessa identificação, é muito mais simples entender o comportamento dos fios, os melhores tratamentos e os produtos ideais. Nesta seção, falaremos justamente disso: as dicas perfeitas para o seu tipo de cabelo!

Tipos de cabelo: curvatura e estrutura dos fios

A tabela oficial de classificação dos cabelos apresenta as seguintes características de curvatura e estrutura dos fios:

  • Cabelos do tipo 1 ABC equivalem aos cabelos lisos, sem ondas ou curvas;
  • Cabelos do tipo 2 ABC são os cabelos ondulados;
  • Cabelos do tipo 3 ABC representam os fios cacheados;
  • Cabelos do tipo 4 ABC são identificados por crespos, muito crespos e afro.

Para identificar o seu tipo de cabelo, basta comparar as curvaturas com as descrições acima. Se você possui cabelos em transição, pode comparar essas informações com a raiz que está crescendo.

Cabelos com cachos: a importância do cronograma capilar

Com a identificação feita, é possível determinar os melhores tratamentos para os fios. Cabelos cacheados, crespos e crespíssimos (afro), por exemplo, são mais secos e opacos que outros tipos de cabelo, pois a curvatura impede que a oleosidade natural da raiz chegue até as pontas.

Dessa forma, um tratamento que reponha água, lipídios, nutrientes, massa capilar e mande o ressecamento para bem longe é indispensável, especialmente, para cabelos dos tipos 3ABC e 4ABC. O procedimento mais indicado é o cronograma capilar, que garante não apenas a beleza dos fios, mas, principalmente, saúde. A agenda de cuidados indicada para o cronograma capilar é esta:

Primeira semana: Hidratação – Nutrição – Reconstrução

Segunda semana: Nutrição – Hidratação – Nutrição

Terceira semana: Hidratação – Nutrição – Reconstrução

Quarta semana: Hidratação – Reconstrução – Nutrição

Hidratação

A hidratação é a etapa do cronograma capilar que faz a reposição de água e de nutrientes essenciais que são perdidos diariamente pela ação de fatores como poluição, cloro de piscina, raios solares, procedimentos químicos de tintura/descoloração e outros. Ao hidratar os cabelos, você elimina o ressecamento e traz aos fios maciez e brilho.

Nutrição

A etapa da nutrição/umectação é responsável por repor lipídios aos cabelos, além de garantir a oleosidade dos fios na quantidade necessária. A nutrição/umectação tem como base um tratamento composto por óleos vegetais que são ótimos para cabelos cacheados, crespos e crespíssimos.

Reconstrução

A reconstrução, por sua vez, é a etapa que devolve aos fios a massa capilar através da queratina e do colágeno, principalmente. É a etapa mais potente do cronograma capilar, pois, devolve aos cabelos a vitalidade, deixando-os encorpados e fortes.

O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelo. Os fios cacheados, crespos e crespíssimos que acompanham essa agenda de cuidados têm benefícios completamente visíveis aos fios, tanto em saúde quanto em beleza. O que você está esperando? Bora seguir o cronograma capilar?